Você está visualizando atualmente A importância dos ritmos biológicos – ChronoWorking

A importância dos ritmos biológicos – ChronoWorking

Você já ouviu falar em ChronoWorking?

Analisando a composição da palavra, de maneira simples, pode passar a ideia da relação do tempo (Chronos) com as atividades de trabalho (Working).

Porém, o conceito é bem mais abrangente e trata-se de uma forma de nomear algo que existe há bastante tempo e que tem a ver com a aplicabilidade da Cronobiologia nas tarefas e atividades humanas.

A Cronobiologia é o ramo da ciência que estuda a influência dos ritmos biológicos no funcionamento dos sistemas vivos.

Um ritmo muito conhecido é o chamado ritmo Circadiano, que trata das atividades fisiológicas que ocorrem dentro de um ciclo temporal de 24 horas (dia e noite, sono-vigília).

Existem também os ciclos Infradianos, relativos a períodos superiores a 28 horas, como por exemplo o ciclo menstrual da mulher e tem também o ciclo Ultradiano para períodos inferiores a 20 horas, como por exemplo os ciclos do sono, regulação hormonal da fome, temperatura do corpo, sede, entre outros.

Importância dos Ritmos Biológicos

Mas qual é a importância de conhecer os ritmos biológicos e a relação com nosso desempenho em nossas atividades diárias?

Sabendo que a desregulação de nossa cronobiologia, ou seja, a alteração “não natural” de nossos ritmos naturais, pode resultar em doenças que afetam, por exemplo, o sistema digestivo, metabólico, emocional e cognitivo, este aspecto torna-se muito relevante para a saúde integral do ser humano, seu desempenho e qualidade de vida.

Isto é tão relevante que as empresas começaram a considerar e levar em conta os conhecimentos da Cronobiologia como uma forma de “maximizar” seus resultados, na medida que entenderam que a saúde e produtividade humana poderiam ser melhoradas se fossem adotadas algumas práticas, como por exemplo, a adoção de jornadas de trabalho de acordo com os níveis de energia, foco e produtividade de seus colaboradores.

O ChronoWorking

Neste momento, propomos expandir esta visão e analisar o papel da Cronobiologia no aspecto integral do ser humano, ou seja, na manifestação de sua vida em todos seus domínios de atuação.

Um aspecto que consideramos relevante é o fato de que a Cronobiologia Pessoal é um recurso importante no processo de autoconhecimento e consequentemente na capacidade de autorregulação psicofisiológica, visto que, “saber como funcionamos” nos dá a possibilidade de adotar as melhores atitudes e pensamentos para um funcionamento mais eficiente e autossustentável.

Ter hábitos alinhados com o funcionamento de nossos ritmos biológicos é essencial neste processo.

Além de saber quais os melhores horários para cada atividade, como por exemplo, hora de dormir, de acordar, de fazer exercícios e de se alimentar, é muito importante estabelecer uma regularidade nestes horários.

Hoje em dia é consenso que um dos aspectos mais impactantes no nosso funcionamento, desempenho e saúde em geral é o cuidado com o ciclo de sono-vigília.

A qualidade do sono impacta enormemente em todos os outros ciclos e funções biológicas do ser humano.

Porém, como bem sabemos, somente o sono não resolve todos nossos problemas, por isso cuidar do tripé Sono-Alimentação-Exercícios é fundamental para um melhor funcionamento e qualidade de vida.

Mente e Corpo

Nos nossos atendimentos e mentorias levamos fortemente em consideração a Cronobiologia e a aplicação do tripé da saúde física aos indivíduos, mas com certeza nada disso terá espaço ou sentido se não trabalharmos com as técnicas mente-corpo e o desenvolvimento íntimo de atitudes mentais mais sadias.

Neste aspecto, os exercícios de reflexão, meditações guiadas e técnicas de respiração, são nossas melhores ferramentas práticas para criar o espaço mental necessário para a implementação de todas as demais atitudes que nos levarão a uma vida mais produtiva, equilibrada e com mais qualidade de vida.

Um exemplo da implementação deste tipo de abordagem encontra-se no nosso e-book +CALMA – Um treinamento prático para desenvolver o equilíbrio emocional, foco e atenção.

Então aproveitamos este momento de reflexão sobre a Cronobiologia Aplicada e te convidamos a conhecer nossa proposta através deste link abaixo:

Excelente final de semana e boas reflexões.