Na era de App’s e Smartphones, por que uma agenda em papel?

O celular moderno ou Smartphone é hoje o meio de acesso à Internet mais utilizado no Brasil, superando já os desktops notebooks. Segundo o Consumer Barometer da Google, as atividades mais utilizadas na última semana foram: 70% para acesso às redes sociais, 60% assistir vídeos e 58% para buscas na Internet. Estes números nos dão a noção do quanto esta tecnologia faz parte de nosso dia-a-dia e se olharmos atentamente para nosso próprio uso, teremos uma ideia inicial de quanto tempo dedicamos à utilização dos celulares.

Mas o que isto tem a ver com a questão de utilizar agenda em papel?

Bem, por um raciocínio simples, pensaríamos que tudo tenderia a virar digital e consequentemente uma agenda de planejamento deveria ocupar seu lugar no universo de app´s existentes a exemplo do próprio Google Calendar. Porém, não é nova a polêmica ou comparação sobre o que seria melhor utilizar entre uma agenda digital e uma impressa (em papel), ambas tem vantagens e desvantagens, mas não é este ponto que quero trazer aqui.

O ponto é que organização e  planejamento exigem foco, ou seja, é preciso parar e refletir para poder planejar e organizar nossas ações. Existem aplicativos e softwares muito completos e variados para planejamento e organização pessoal, mas a questão é que eles estão no mesmo espaço virtual que todas as atividades, informações e funcionalidades que um celular pode oferecer – um mundo de distrações e hyperlinks. Quantas vezes você já não se pegou entrando no celular para algo específico e pontual e acabou se distraindo e quando foi perceber, nem lembrava mais afinal por que tinha acessado seu celular?

Hoje em dia consumimos muita energia interna (psíquica) tentando gerenciar esse mar de informações e atividades que os celulares nos proporcionam, principalmente o uso das redes sócias e comunicações entre usuários. Chegando ao ponto de já existirem inciativas Detox para amenizar essa sobrecarga de uso dos celulares e seus aplicativos.

Máxima Performance poderia ter decidido pela criação de um aplicativo para sua Agenda especial que objetiva complementar o curso de Gerenciamento da Força de Vontade e Decisões Inteligentes, mas optamos por oferecer a agenda em papel exatamente para poder colocar o foco no planejamento e organização das ações, sem ter que gastar tanta energia com as distrações que o “buraco negro” do mundo da Internet no celular nos oferece.

Não somos contra tecnologia, muito pelo contrário, mas temos que aprender a usa-la com sabedoria, senão, corremos o risco de viver no efeito DMP (Desconexão do Momento Presente), que seria a situação onde o pensamento ou foco de atenção do indivíduo fica muito mais tempo em coisas do passado ou em coisas do futuro, sem viver de fato o agora.

Neste sentido, uma das habilidades mais necessárias hoje em dia é a de conseguir direcionar o foco para aquilo que é relevante e importante para a pessoa – o uso de agendas contribui neste objetivo. Mas para isso é necessário aquele momento pausa e planejamento que as pessoas realizadoras já adotam.

Se você quer alcançar metas e realizações, em primeiro lugar deve pensar o que é importante para você e traçar planos para chegar lá. Após isto, é importante conhecer sobre Força de Vontade para poder persistir em suas metas além de se prevenir sobre os desvios de foco que se nos apresentam diariamente.

Esta é nossa missão, proporcionar meios para que as pessoas alcancem sua Máxima Performance e atualmente estamos trabalhando com o Curso de Gerenciamento da Força de Vontade e Decisões Inteligentes, além da ferramenta complementar ao curso que é nossa Agenda impressa. Quer saber mais, Visite a página!